A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deverá apoiar a iniciativa da Câmara de promover o levantamento e a publicação do mapeamento das bacias hidrográficas do Brasil. Um acerto nesse sentido foi feito nesta semana, durante encontro, em Paris, entre a delegação da Câmara, liderada pelo vice-presidente, deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), e representantes da Unesco.
Do encontro participou também o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas.
Nárcio Rodrigues levou a proposta à organização em maio deste ano, por iniciativa do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. "O nosso objetivo é, com o mapeamento das bacias, contribuir para o início de um grande programa de educação ambiental no Brasil", explicou Chinaglia na ocasião.
Visita
Até o final do ano, devem visitar o Brasil o reitor da Unesco-IHE (Instituto de Educação para as Águas, com sede na Holanda), Richard Megank, e o diretor-geral adjunto do organismo, Marcio Barbosa, com o objetivo de assinar acordos de cooperação internacional para a implantação, no País, do Instituto Unesco-Hidroex, Excelência em Águas; e de protocolo com a Câmara.
O Instituto Hidroex é uma iniciativa do deputado Narcio Rodrigues e será instalado no Centro de Educação Profissional em Cooperativismo, Gestão Ambiental e Turismo, no município de Frutal (MG), para coordenar os trabalhos de mapeamento das bacias hidrográficas.
Entidade
Na última terça-feira (23/10), Narcio Rodrigues e Eduardo Gomes estiveram com Bertrand Charrier, governador do Conselho Mundial de Águas e vice-presidente internacional da Green Cross, entidade ambientalista que tem como presidente-fundador o ex-presidente da extinta União Soviética, Mikhail Gorbachev.
A entidade apóia há vários anos projetos de preservação e desenvolvimento sustentável no Brasil, inclusive na região do Triângulo Mineiro.
(Agência Câmara, 25/10/2007)