O debate sobre a gestão das águas transfronteiriças, iniciado na última quarta-feira (24/10) no IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Foz do Iguaçu (PR), se encerra nesta sexta-feira (26/10), com a participação do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Oscar Cordeiro Netto. Na ocasião, Netto falará sobre a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacia (Relob) – que ficou praticamente desativada nos últimos três anos e passa por reestruturação.
A oficina deve reunir membros de Comitês de bacias em regiões de fronteira, representantes dos Conselhos nacionais de recursos hídricos na América Latina e organizações envolvidas com a Relob.
Relob
A Relob é uma das redes regionais da Rede Internacional de Organismos de Bacia (Riob), organização que congrega administrações e organismos gestores de recursos hídricos, entidades organizadas para a gestão da água em bacias hidrográficas e agências de cooperação multilateral envolvidas com gestão de recursos hídricos.
Na última assembléia-geral da Riob, ocorrida em junho passado, definiu-se que a Relob seria reestruturada. Para isso, delegou-se à ANA a função de Secretaria Técnica Provisória da Rede, sob responsabilidade do diretor Oscar Cordeiro Netto.
(Ascom ANA, 25/10/2007)