O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Frederico Antunes (PP), confirmou presença na I Conferência Internacional do Bioma Pampa, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Sant’Anna do Livramento e Rivera (Uruguai). O objetivo é reunir líderes políticos, educacionais, empresariais, sindicais e de outros segmentos sociais dos três países abrangidos pela bioma pampa (Argentina, Brasil e Uruguai).
O convite foi entregue nesta quarta-feira (24/10) pelo presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta. Durante o encontro serão avaliadas as legislações pertinentes nos países integrantes do Mercosul integrados pelo bioma pampa e estabelecidos vínculos acadêmicos entre as universidade públicas e privadas existentes na área de abrangência, além de incluídas na pauta de discussões políticas na esfera do Parlamento do Mercosul as questões pertinentes ao bioma pampa.
Antunes elogiou a iniciativa da Força Sindical. Lembrou que, no Brasil, o Pampa só existe no Rio Grande do Sul e ocupa 63% do território do estado. "Historicamente o sistema teve sua biodiversidade subestimada, mas hoje reconhece-se que resguarda espécies raras de fauna e flora, animais endêmicos e outras tantas espécies desconhecidas pela ciência", afirmou, acrescentando que, "na eminência de sua total destruição, em 2004, é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma, o Bioma Pampa".
(Por Gilberto Jasper, Agência de Notícias AL-RS, 25/10/2007)