Como um dos fundadores da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG), o deputado estadual Daniel Bordignon (PT) ressalta a importância dos 28 anos da ONG, na luta pela preservação do meio ambiente e pela defesa do rio Gravataí. "É uma das ONGs mais atuantes no Estado, e que tem procurado atender às necessidades ambientais da região. Sua independência garantiu seus 28 anos, e sua sede será sua afirmação como entidade da região nas lutas sócio-ambientais", acredita.
Para Bordignon a seriedade e o comprometimento da APN-VG contribuem para o fomento pelo desenvolvimento da região do Vale do Gravataí. "Esta instituição se constituiu ao longo do tempo. Desde sua fundação, os membros da entidade nunca deixaram de discutir as questões ambientais de interesse da comunidade. Tenho como grande referência desta trajetória a passeata em defesa do rio Gravataí, em 79", recorda o petista.
Entre as principais lutas da entidade, Bordignon destaca a Constituição do Comitê Gravataí; o enquadramento do rio Gravataí; a defesa do Mato do Júlio; e a criação da APA do Banhado Grande, do núcleo em Cachoeirinha, e da lei orgânica dos municípios de Gravataí e Cachoeirinha. "Sem dúvida a APN-VG contribui para que nosso município seja tradicionalmente conhecida como um dos mais desenvolvidos em gestão ambiental do Rio Grande do Sul", comemora.
APN - VG
A ONG foi fundada em junho de 1979, com a finalidade de combater a drenagem do Banhado Grande, nascente do rio Gravataí. Hoje, atua dentro de conselhos municipais e estaduais e no Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Gravataí, trabalhando no controle e fiscalização para o uso correto das águas, e nas ações de valorização e defesa ambiental nos municípios do Vale do Gravataí.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 25/10/2007)