Usinas ficam no Rio de Janeiro e na divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Linha, em 500 kV, vai do Pará a TocantinsA diretoria de licenciamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis concedeu as licenças de instalação para três pequenas centrais hidrelétricas e uma linha de transmissão. Duas PCHs fazem parte do Complexo Hidrelétrico do Rio Itabapoana, na divisa do Rio de Janeiro com Espírito Santo.
O complexo é composto pelas usinas Pirapetinga e Pedra do Garrafão, licenciadas, e Nova Franca do Amaral, que ainda não tem solicitação de licença de instalação no Ibama. O objetivo proposto é a geração total de 63,4 MW.
A outra licença foi para a PCH Santa Gabriela, que deve ser implementada no rio Correntes, na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O empreendimento tem um barramento de cinco metros de altura e um reservatório de 71 hectares com potência total instalada de 24MW.
Também recebeu a LI a linha de transmissão Itacaúnas-Colinas, em 500 kV, com 291 quilômetros de extensão, entre os estados do Pará e Tocantins. A validade das licenças está relacionada ao cumprimento das condicionantes estabelecidas nos processos de licenciamento.
(
Canal Energia, 24/10/2007)