O 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Rio Pardo apreendeu 700 metros de rede de pesca em local irregular segunda-feira e terça-feira, na Barragem do Anel de Dom Marco, no Rio Jacuí. O material estava na chamada escadas de peixe (local utilizado pelos animais para fazer a desova). Junto com as redes, foram encontrados 160 quilos de peixes mortos.
Após serem inspecionados por um veterinário, 100 quilos de animais foram doados para quatro entidades assistenciais da região. O restante foi destruído devido às más condições.
De acordo com o sargento Márcio Palma de Brito, do Pelotão Ambiental, a legislação ambiental proíbe a pesca a 200 metros de cada lado das barragens. O pescador que for flagrado infringindo a lei terá que pagar multa e pode pegar de um a três anos de prisão.
A operação policial deverá ser intensificada nos próximos dias por causa do período da piracema. A partir de 1º de novembro até 31 de janeiro de 2008, os pescadores só poderão utilizar linhas de mão e caniço para realizar a pesca. Também só podem capturar até cinco quilos de peixe.
(
Zero Hora.com 24/10/2007)