Em comemoração aos 200 anos de doação da área do Parque Farroupilha à cidade, a prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), promoveu um evento no local, nesta quarta-feira (24/10), às 19h, quando o secretário Beto Moesch prestou contas à sociedade das melhorias feitas no parque, desde o ano de 2005. O evento ocorreu junto ao Monumento ao Expedicionário, e contou com exposição de fotos, atividades culturais e de educação ambiental, além da apresentação da prestação de contas, em power point.
"Somente em 2007, a Smam usou mais de R$ 1,5 milhão em custos de manutenção que possibilitaram melhorias no Parque. São obras de qualificação, que vão desde pintura dos bancos até drenagem e recuperação da iluminação", destaca Moesch, acrescentando que a comunidade precisa conhecer o que é feito na área verde para preservá-la.
Em 24 de outubro de 1807, o governador Paulo José da Silva Gama realizou a doação oficial da área do Parque Farroupilha, inicialmente chamada de Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão, passando mais tarde a denominar-se Campos do Bom Fim, devido à proximidade da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim (1867) e das festas que ali se realizavam. Em 9 de setembro de 1884, a Câmara propôs a denominação de Campos de Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 24/10/2007)