O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (Copaaergs) publicou, nesta quarta-feira (24/10), um relatório de prognósticos e recomendações para os agricultores para os meses de novembro, dezembro e janeiro. "As chuvas abaixo da média nesses dois primeiros meses, requerem atenção, sobretudo em relação ao manejo das culturas de primavera-verão", afirma Fernando Hemann, coordenador do Conselho de Agrometeorologia. Para aprofundar as medidas a serem adotadas é recomendada uma consulta técnica aos técnicos da Emater-RS.
Embora os prognósticos sejam positivos para o cultivo da soja, por exemplo, no plantio dos demais grãos deverão ser desenvolvidas estratégias como o aumento da drenagem, no caso do arroz, e o uso de mais de um tipo de cultivar, no caso do feijão. Cultivares de ciclos diferentes também são aconselháveis para o milho, para que sejam reduzidos os riscos nos períodos de menor chuva.
No caso das forrageiras, a recomendação é o aumento de estoque tanto no campo (com a diminuição da presença do animal), como em silos, para garantir a disponibilidade. Já para a fruticultura, a cobertura morta da vegetação de inverno é uma forma de proteger o solo e reter a água. As recomendações completas estão no site www.agrometeorologia.rs.gov.br
(Ascom Governo do Estado do RS, 24/10/2007)