Nesta terça-feira (23/10), o secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, recebeu o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Telmo Kirst.
No encontro, ocorrido na Sema/RS, com a participação da diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini, Telmo Kirst fez explanação sobre diretrizes da companhia.
A CRM é uma empresa gaúcha de economia mista detentora de grande potencial energético caracterizado pelas reservas de carvão mineral “in situ” (no local de origem). São cerca de 3 bilhões de toneladas distribuídas entre áreas em fase de pesquisa e áreas com titulação de lavra, já consignada pelo órgão regulador federal. Está entre as maiores mineradoras do Brasil.
O desenvolvimento do setor aliado à preservação do meio ambiente é o principal compromisso da CRM com o Estado, rico em reservas de carvão mineral. Sua política ambiental tem por base o conceito de desenvolvimento sustentável, operacionalizada pelos Planos de Controle Ambiental (PCA) existente para todas as atividades minerais.
A geração de energia a partir do carvão mineral, com aplicação de moderna tecnologia, é ambientalmente viável e ainda se constitui em alternativa técnica e econômica possível, principalmente na jazida de Candiota, que possui as condições geológicas mais favoráveis do país.
(Assecom Sema, 24/10/2007)