Dentro das comemorações da Semana do Servidor, a Fundação Banco do Brasil entregou nesta quarta-feira (24/10), a cooperativas de catadores de material reciclável do Distrito Federal, 13 triciclos motorizados. A inciativa complementa o Decreto Presidencial nº 5.940/06 que prevê a coleta seletiva de lixo em todos os órgãos públicos federais.
“Os catadores também receberão capacetes, luvas e máscaras para evitar o contato com o material. Isso vai ajudá-los a fazer a coleta em toda a Esplanada do Ministérios, pois existe uma dificuldade de logística: são muitos prédios e ficam distantes um do outro, além do grande volume de material”, explicou o gerente de Trabalho e Renda da Fundação, Jorge Streit.
As 15 cooperativas do Distrito Federal têm convênio firmado com a maioria dos órgãos federais. Os quase 3.800 cooperados separam o material reciclável que recebem e fazem a separação.
“Os triciclos vão garantir melhor trabalho. Algumas cooperativas não têm veículo nem equipamentos e isso tornará mais fácil a busca do material nos órgãos onde existe o convênio", comemorou o presidente da Central das Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop), Aldemir dos Santos da Silva.
O trabalho das cooperativas ajuda a profissionalizar os catadores, lembrou Janilson Santana Andrade, que há sete anos faz parte da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap). Para ele, os triciclos poderão dar mais segurança. “Fica mais fácil o trabalho – quando precisamos de transporte para as pessoas ou para o material reciclável, e falamos que somos de uma cooperativa, conseguimos as coisas. Todo mundo é interessado em ajudar o nosso trabalho", acrescentou.
(Por Grazielle Machado, Agência Brasil, 24/10/2007)