Estância Velha - O juiz da Comarca de Estância Velha, Nilton Filomena, negou ontem o pedido de proteção policial ao empresário estanciense Luiz Ruppenthal, feito pelo seu defensor, o advogado Nereu Lima. O juiz argumentou que na solicitação não constam as datas e horários em que o ex-diretor da União dos Trabalhadores em Resíduos Especiais e Saneamento Ambiental (Utresa) teria sofrido as ameaças mencionadas por Lima, que encaminhará um novo pedido ao secretário estadual de Segurança, José Francisco Mallmann. O advogado reafirmou que Ruppenthal chegará no final de semana e se apresentará à Justiça na segunda-feira.
‘‘Não aceitei o pedido de proteção, pois faltam muitos elementos, como horários e locais dos fatos mencionados pelo advogado. Além disso, não recebi nenhuma ocorrência policial anexada ao pedido. Não posso aceitar o pedido sem poder avaliar a gravidade do caso, por isso, indeferi’’, observou Filomena. Nereu afirmou que o juiz sabe da gravidade das ameaças e usou a opção de encaminhar o pedido a Mallmann com certa ironia. ‘‘Ainda nesta semana, vou requerer ao secretário que proteja este cidadão. Aposto na experiência dele, pois pela sua experiência como chefe da Polícia Federal no Estado, saberá avaliar a gravidade’’, frisou. Lima garantiu que a negativa de proteção ao seu cliente não será motivo para o adiamento de seu retorno a Estância Velha.
PROCEDIMENTOSe for confirmada a chegada de Ruppenthal no final de semana, ele deverá imediatamente se apresentar em juízo, quando entregará seu passaporte, além de fornecer o endereço que permanecerá a fim de ser convocado para prestar depoimentos mesmo em liberdade. O retorno a Estância Velha está sendo providenciado pelos familiares do ex-diretor técnico da Utresa. Conforme Nereu, baseado nas informações da família do acusado, Ruppenthal estaria no exterior.
(
Jornal NH, 24/10/2007)