O secretário da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, visitou nesta terça-feira (23/10), o Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto (CEA) em Porto Alegre. Acompanhado da presidente e fundadora do CEA, Marli Medeiros, do representante da Vonpar Léo Voigt e do assessor especial da secretaria Hermílio Santos, o secretário conheceu as instalações e o funcionamento do centro.
Atuando há mais de dez anos, o CEA é uma organização não-governamental (ONG) que atua com separação e seleção de material reciclável, feita por moradores da comunidade. A atividade é feita no Centro de Triagem da Vila Pinto, que, por meio de associação, com aproximadamente 65 funcionários, garante trabalho e renda. O local também sedia o Centro Cultural James Kulisz, espaço que oferece à comunidade da Vila Pinto e entorno o acesso gratuito a atividades de cultura, lazer, esporte e qualificação profissional.
Na visita, Schüler destacou que a Rede Parceria Social, junto com a Vonpar, desenvolverá o projeto Inclusão Produtiva de Populações em Situação de Alta Vulnerabilidade. O objetivo é gerar renda e emprego para populações excluídas economicamente do mercado de trabalho, por meio do processo de reciclagem de materiais, contribuindo para a recuperação de ambientes naturais degradados e redução do descarte de materiais reaproveitáveis. Os projetos selecionados para a Rede serão conhecidos em 12 de novembro.
Para a presidente da entidade, Marli Medeiros, é importante a parceria entre todos os setores, inclusive com o governo, para promover e expandir iniciativas como esta. "O centro promove ações que possibilitam a conquista de dignidade, auto-estima e cidadania para os trabalhadores e a comunidade. A construção desses espaços só foi possível por meio de parcerias", afirma.
(Ascom Governo do Estado do RS, 23/10/2007)