Representantes de nove estados brasileiros, sendo sete da Bacia do São Francisco e dois da Bacia do Parnaíba, estarão reunidos nesta quarta-feira (24/10), a partir das 9h, no mini-auditório da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) para debater a elaboração de planos de gestão integrada e associada de resíduos sólidos para estes locais. A discussão antecede o estabelecimento de convênios entre o MMA e estes estados e tem como objetivo estratégico assegurar que recursos oriundos do Plano de Aceleração para o Crescimento (PAC) já sejam aplicados nestes convênios.
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, a gestão integrada dos recursos sólidos nestas localidades é passo fundamental para o processo de revitalização destas bacias. Ele garantiu que até 2009 todos os estados da Federação já estarão atuando com seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos.
A gestão integrada tem por base a consolidação de uma cultura de planejamento estratégico integrado, com implementação, monitoramento e avaliação dos processos, garantindo que estejam em consonância com a legislação e com as políticas de desenvolvimento econômico e de uso e conservação dos recursos naturais. No Espírito Santo, foi assinado o primeiro convênio entre o MMA e o órgão estadual de meio ambiente para a elaboração de plano de gestão integrada.
(Por Suelene Gusmão, Ascom MMA, 23/10/2007)