Para discutir propostas e analisar alternativas que possam minimizar as conseqüências do aquecimento do planeta e controlar as causas deste fenômeno, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (29/10), audiência pública com o tema "Aquecimento Global – somos todos responsáveis", na UCS, em Caxias do Sul. O evento contará com a participação da coordenadora dos Programas de Sustentabilidade Global e Consumo Sustentável da Fundação Getúlio Vargas, Rachel Biderman Furriela.
O presidente da Comissão, deputado Alberto Oliveira (PMDB), explica que o objetivo é discutir o tema e encontrar alternativas para reduzir o problema do efeito estufa, construindo soluções viáveis. "A idéia é realizar um debate maduro e abrangente sobre o tema entre órgãos públicos gaúchos, municípios, instituições universitárias e científicas, Organizações Não-Governamentais, federações de empresários e trabalhadores, além de outros setores da sociedade civil organizada", comenta. Oliveira é autor do Projeto de Lei 231/2007, que institui a Política Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável. "É necessário fazer com que a sociedade se adapte aos impactos da mudança do clima, implementando medidas preventivas, de precaução, responsabilidades e acordos de cooperação nacional e internacional, capazes de evitar que a mudança global afete, de forma séria ou irreversível, o sistema ecológico", justifica.
O projeto define metas para o desenvolvimento sustentável, com ações que visem à estabilização da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, associadas aos benefícios de ordem social, econômica e ecológica, proporcionando às futuras e presentes gerações melhoria do padrão de vida. A Comissão também estará distribuindo a publicação "Aquecimento global – somos todos responsáveis", em que contém uma introdução à Mudança Climática Global – desafios atuais e futuros, de Rachel Biderman Furriela, e o sumário oficial das conclusões do Grupo de Trabalho I do 4º Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (IPCC-ONU). "Selecionamos um material explicativo, de entendimento tanto por especialistas quanto por leigos, assim como as conclusões do grupo de trabalho do IPCC, da ONU, para qualquer cidadão que queira se inteirar da problemática envolvendo as mudanças do clima geradas pela emissão de poluentes", acrescenta o deputado. Serviço: O quê: Audiência pública com o tema "Aquecimento Global – somos todos responsáveis" Quando: Dia 29 de outubro, segunda-feira, às 9h30min Onde: Salão de Atos do Bloco A, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Informações: (51) 3210.1590
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 23/10/2007)