O presidente da Comissão de Participação Legislativa Popular, deputado João Fischer (PP), da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e o prefeito de Canela, Cléo Port, estiveram reunidos esta semana com o juiz federal substituto Rafael Aymone, em Caxias do Sul. Eles expuseram ao magistrado os prejuízos causados pelos impasses que impedem o início das obras de construção do Aeroporto das Hortênsias, em Canela.
Segundo o parlamentar progressista, o juiz, responsável pelo caso, mostrou-se receptivo às reivindicações. "Ele disse estar empenhado em dar uma solução definitiva para a questão no menor prazo possível", disse. O prefeito de Canela mostrou-se otimista em relação ao futuro do projeto. "A receptividade do magistrado foi muito boa, o que nos enche de esperança em relação a uma decisão em breve", explicou. Em julho, a Comissão presidida por Fischer realizou audiência pública sobre o tema.
A novela que impede a construção do aeroporto na Região das Hortênsias se arrasta há mais de uma década. Em 2004, uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal discute de quem é a competência legal – Ibama ou Fepam - para o licenciamento ambiental da área onde será erguido o empreendimento.
(Por Daniel Germano, Agência de Notícias AL-RS, 23/10/2007)