O deputado José Sperotto, vice-presidente da Comissão Especial do Florestamento e Reflorestamento da Assembléia Legislativa gaúcha, parabenizou a Tecnoplanta Florestal de Barra do Ribeiro – empresa que produz sementes de eucalipto – pela conquista do Prêmio Mérito Florestal/2007, concedido pela Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor). O prêmio reconhece entidades, empresas e cidadãos que colaboraram para o engrandecimento do setor de base florestal estadual e nacional.
Sperotto afirmou que é mais do que merecida a láurea em amplos aspectos. "A importância da Tecnoplanta pode ser medida pelos milhares de empregos gerados, direta e indiretamente ou, ainda, pelo incremento de renda dos gaúchos, através do plantio e da produção de celulose pela Aracruz e outras empresas", finaliza o parlamentar. A empresa, dirigida por Eudes Romano Marchetti e Osmar Pereira da Rosa, emprega mais de 750 funcionários e produz 80 milhões de mudas.
A Tecnoplanta foi invadida no dia 8 de março de 2006 pela Via Campesina e uma ala do MST, quando foram destruídos viveiros e laboratórios. De lá pra cá a empresa recuperou-se e atualmente emprega 750 moradores dos municípios de Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel e Guaíba. "O quadro só não é totalmente tranqüilo porque as ameaças de invasões permanecem e ainda há muitas indefinições sobre o setor florestal no Rio Grande do Sul’, afirma Marchetti. A indefinição está atrasando o plantio e a Tecnoplanta passou os últimos seis meses jogando fora mudas que passaram do momento de serem transplantadas.
A Ageflor realizou a entrega do Mérito Florestal 2007, nesta terça-feira (23/10), às 20h30min, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
(Por Nilton Santos, Agência de Notícias AL-RS, 23/20/2007)