Na segunda-feira (22/10), o secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, recebeu uma comissão de técnicos pesquisadores do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Fundação Zoobotânica (FZB). O encontro objetivou a apresentação dos projetos e atividades do museu.
A FZB, entidade pública de direito privado, foi criada em 1972 com a finalidade de difundir o conhecimento científico e tecnológico sobre a biodiversidade do Estado, atuando através de seus três órgãos: Museu de Ciências Naturais, Jardim Botânico e Parque Zoológico.
Com um quadro de 29 técnicos, o museu desenvolve cerca de 70 projetos individuais de pesquisa cientifica e 18 projetos mais abrangentes, em diferentes áreas da Zoologia, Botânica, Paleontologia, Manejo e Conservação. Projetos que visam realizar estudos e pesquisas sobre a flora, fauna e ecossistemas naturais no RS. Mantém coleções científicas zoológicas, paleontológicas e botânicas que são referência científica e educativa colaborando com a gestão e conservação da biodiversidade.
Pela qualidade de suas coleções, em 2002 o MCN foi credenciado pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente como instituição fiel depositária de amostras de componentes do patrimônio genético. Além disso, o museu edita duas importantes revistas científicas de renome internacional, publica vários livros, manuais, guias e outros materiais de divulgação.
Otaviano Moraes destacou a relevância do Museu de Ciências Naturais para o Estado, cujo trabalho “transcende a interesses políticos e ideológicos”.
O trabalho desenvolvido no museu pela sua importância e pela significativa contribuição da FZB no intuito de tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação conhecidas do grande público, resultou, em 2003, no Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pela CNPq. E em 2007, recebeu o Prêmio FAPERGS/COPESUL Ambiental pela atuação destacada no tema “Água: Preservação dos Mananciais, Consumo, Reuso ou Qualidade.”
O museu trabalha no sentido de promover a difusão científica, educação ambiental, cultura e lazer. Aberto a visitação de terça a domingo, das 8h às 17h. Endereço: Av. Dr. Salvador França, 1427. Fone 3336 3306
(Ascom Sema RS, 23/10/2007)