A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs do Senado decidiu investigar as entidades que tenham recebido acima de R$ 200 mil por ano entre 1999 e 2006.
Segundo o presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), cerca de 250 organizações não-governamentais (ONGs) estão nessa situação. Os senadores vão investigar também entidades que tenham recebido recursos do exterior no mesmo período.
“No primeiro momento, vamos investigar aquelas que recebem mais recursos e as com denúncias conhecidas. Estamos ainda levantando dados”, informou. Colombo disse que em três semanas a CPI já terá a lista dessas entidades.
"Queremos saber do dinheiro de renúncias fiscais e do dinheiro vindo do exterior. É uma área na qual temos zero de informações”, explicou o relator da CPI, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
“Vamos discutir com o Banco Central e a Receita Federal para que apontem quais ONGs recebem recursos do exterior, quais trabalhos realizam", disse.
A CPI decidiu ainda se reunir na quinta-feira (25/10) com representantes do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União para aprofundar “a questão de conceito e critérios de repasses para depois ver as denúncias”, segundo Colombo.
(Por Priscilla Mazenotti, Agência Brasil, 23/10/2007)