Amostras da produção de leite em Minas Gerais já foram encaminhadas para o Laboratório Nacional Agropecuário, a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo nota de esclarecimento divulgada na segunda-feira (22/10), o objetivo é avaliar as condições do leite recolhido em estabelecimentos próximos às cidades mineiras de Uberaba e Passos, onde foram encontrados lotes do produto adulterados. De acordo com o ministério, não há previsão para a liberação dos resultados.
A nota divulgou ainda que o ministério vai tomar as medidas legais cabíveis com relação ao funcionário do Serviço de Inspeção Federal, um dos 27 acusados presos pela Polícia Federal na segunda-feira (22/10) durante a Operação Ouro Branco.
A Polícia Federal (PF) prendeu na segunda (22/10), em Minas Gerais, 27 pessoas acusadas de crime contra a saúde pública e contra relações de consumo. A operação foi organizada em conjunto com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual de Minas Gerais.
Segundo a PF, o grupo fraudava a produção de leite longa vida com a adição de produtos químicos como a soda cáustica, impróprias para o consumo humano.
(Por Paula Laboissière, Agência Brasil, 23/10/2007)