A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) de Gravataí está promovendo uma nova série de palestras em defesa da preservação do Rio Gravataí. Na quinta-feira (18/10), cinco palestras foram realizadas na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, no bairro Cohab C. Pelo menos 200 estudantes, de primeira a quarta séries, tiveram a oportunidade de receber informações a respeito da situação em que se encontra o rio responsável pelo abastecimento de um milhão de habitantes da Grande Porto Alegre.
Conscientização
As belezas de suas áreas preservadas e os cuidados que devemos ter para não desperdiçar água são as principais informações transmitidas nas palestras promovidas pela FMMA. A exemplo de encontros anteriores, foi destacada a campanha educativa "Viva o Rio Gravataí - Água: sabendo usar, não vai faltar". Realizada pela Prefeitura desde o ano passado, visa alertar a comunidade para a preservação do rio.
Lixo
A importância de defender os arroios, que ajudam a abastecer o rio foi destacada no encontro. Os alunos citaram fatos que comprovam o descaso de muitas pessoas ainda não conscientizadas quanto ao dano ambiental de colocar lixo nos arroios. As palestras foram coordenadas pelo jornalista e ambientalista da FMMA, Cláudio Wurlitzer.
Fôlder
Durante o contato com os estudantes é feita a distribuição de um fôlder educativo. O material contém dicas de como as pessoas podem valorizar mais os recursos hídricos e evitarem o desperdício de água. O chamamento busca sensibilizar para posturas corretas em respeito à natureza e à qualidade de vida, como o tempo de um banho de chuveiro, a torneira fechada durante a escovação dos dentes, o erro das longas lavagens de calçadas e automóveis, entre outras.
Palestra no Parque dos Anjos
Em outra série de palestras, a FMMA esteve na Escola Municipal Antônio Ramos da Rocha, no bairro Parque dos Anjos, na última quarta-feira (17/10). A exemplo do contato com os alunos da Cohab C, o assunto central foi a importância da defesa do nosso rio. Também compareceu o acadêmico de Geografia, Luciano Buzinello, que realiza estágio da área de fiscalização ambiental e freqüentemente vistoria o Rio Gravataí.
Próximas agendas
A FMMA estará realizando palestras para os alunos da Escola Municipal Antônio Aires de Almeida, na parada 103, na próxima terça-feira (23/10), pela manhã e à tarde. A próxima participação dos ambientalistas na comunidade será na Igreja Adventista do 7º Dia, no bairro Neópolis, na tarde do último domingo deste mês.
Além desses trabalhos, está em andamento um estudo com os agentes de saúde da Unidade Aristides D'Avila, no Parque dos Anjos. Um grupo de trabalho está montando um projeto que integra ações de meio ambiente e saúde. Outras palestras em escolas ainda passam por definição de data. Escolas e outras instituições interessadas devem manter contato com a FMMA através do fone 3488.5799.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 19/10/2007)