Cinco municípios da região Noroeste do Estado atingidos pelo temporal de granizo na noite de sábado passado decretaram situação de emergência. A ação foi adotada em Santo Antônio das Missões, Tenente Portela, Pinheirinho do Vale, Salvador das Missões e Barra da Guarita em virtude dos estragos e prejuízos causados pela forte chuva.
Conforme dados da Defesa Civil Estadual, que está percorrendo todos os locais atingidos, a situação é mais grave em Santo Antônio das Missões, onde 100% das residências foram danificadas pelo temporal. Hoje serão entregues cinco toneladas de alimentos à população.
Também serão enviados medicamentos à cidade, e a Corsan está cuidando do restabelecimento do fornecimento de água. Até o hospital do município foi atingido pelas pedras de granizo que, segundo relato dos moradores, tinham quase o tamanho de uma laranja. Diversos pacientes tiveram que ser removidos para outro local.
Ao todo, o fenômeno climático atingiu 36 cidades.
O subchefe da Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Forlin, está percorrendo a região e os municípios onde o granizo provocou danos a milhares de residências. Por enquanto, mais de 17,7 mil pessoas estão desabrigadas e foram alojadas em escolas, ginásios e igrejas, enquanto outras 3.625 estão em casas de parentes e amigos.
A chuva de granizo provocou danos em 20.090 residências e destruiu totalmente 12 casas. Segundo Forlin, quatro equipes da Defesa Civil foram deslocadas para a região. "Estamos realizando o levantamento da situação a fim de verificarmos os danos sofridos pelos municípios e seus moradores e, posteriormente, encaminharmos o repasse de verbas."
(JC-RS, 23/10/2007)