A manutenção e a melhoria da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Caí serão debatidas a partir das 19h de hoje no Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho. A reunião é promovida pelo Comitê Caí, órgão que elabora propostas de enquadramento de uso da água. A iniciativa é aberta à comunidade, que poderá sugerir usos para cada trecho da bacia.
Desenvolvido em três etapas, os caxienses conhecerão as duas primeiras fases do projeto de gestão dos recursos hídricos. O enquadramento proposto pelo comitê divide a bacia em 20 trechos - que serão apresentados por meio de mapas - e os classifica em classes 1, 2 e 3 (quanto maior o número, menos nobres os usos e mais baixa a qualidade da água).
- Na primeira fase, fizemos um levantamento da qualidade da água. Na segunda, a população apontou como quer usar a água no futuro. Um dos pedidos, por exemplo, é que os esgotos sejam tratados, já que são a principal causa da poluição - enumera o presidente do Comitê, Sebastião Teixeira Corrêa, complementando que o projeto completo tem previsão de lançamento para janeiro de 2008.
PARTICIPE- O que: reunião pública sobre projeto de recursos hídricos da Bacia do Rio Caí
- Quando: hoje, às 19h
- Local: Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312)
- Quanto: entrada franca
SAIBA MAIS
- A Bacia Hidrográfica do Rio Caí está localizada no Nordeste do Estado e ocupa uma área de aproximadamente 5 mil quilômetros quadrados.
- Atingindo 42 municípios e cerca de 750 mil habitantes, a bacia abrange parte da Serra Gaúcha e Região Metropolitana de Porto Alegre.
- Faz divisa com a Bacia do Taquari/Antas ao norte e oeste, com a Bacia do Baixo Rio Jacuí ao sul e com a Bacia do Rio dos Sinos a leste.
(
Pioneiro, 23/10/2007)