Porto Alegre - Prefeitos e secretários dos municípios de Pareci Novo, Tupandi, Harmonia, Salvador do Sul e São José do Sul, todos do Vale do Caí, participaram na tarde de ontem de uma reunião com a direção da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), na sede da estatal em Porto Alegre. O tema do encontro foi o projeto de uma central de tratamentos de dejetos de suínos integrada para transformar os resíduos em biogás, o biodigestor, que deve ser construída em uma propriedade rural no interior de Harmonia. Após conhecer a proposta, a direção da Sulgás confirmou que será uma das parceiras do empreendimento.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Harmonia e um dos coordenadores do projeto, Antônio Kunzler, no encontro foi apresentado o projeto, que pretende transformar dejetos gerados pela suinocultura em energia que será consumida pelos produtores das cinco comunidades envolvidas em suas atividades. ‘‘A direção da estatal nos recebeu muito bem e afirmou que será nossa colaboradora, aproveitando o gás produzido no tratamento dos dejetos para transformá-lo em Gás Natural Veicular (GNV), utilizado para mover automóveis’’, explicou Kunzler. Ele destacou que a empresa irá instalar junto ao bidigestor equipamentos para compressão, filtragem e transformação dos gases em GNV.
Kunzler também adiantou que, dentro de dez dias, a empresa alemã que assumiu o patrocínio do projeto deve confirmar o montante de recursos a serem liberados e quando eles estarão disponíveis. ‘‘Estamos há dois anos lutando por este projeto, que será fundamental para o meio ambiente e ampliará a capacidade de novas pocilgas e aviários nas cinco cidades e acredito que agora chegamos na fase final dos trâmites para então finalmente começar as obras.’’
(
Jornal NH, 23/10/2007)