O presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, disse nesta segunda-feira que as empresas subsidiárias da holding que vão disputar o leilão da usina hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira (RO), associadas a grupos diferentes, têm autonomia para estabelecer as condições de participação. Estão sob o comando da Eletrobrás Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul.
- Diria que é impossível que ter a mesma taxa de retorno para todos os consórcios - disse Valter Cardeal.
A Eletrobrás, segundo ele, vai dar sustentabilidade às empresas, especialmente na questão de "funding". Mas elas terão condições isonômicas e nenhuma terá vantagem, explicou.
O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse que as diretrizes para a elaboração do edital do leilão do rio Madeira deverão ser publicadas nesta terça no Diário Oficial da União.
Cardeal participou no Ministério de Minas e Energia do encontro com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Indústria (Onudi), Kandeh K. Yumkella, quando foi marcada a realização do Fórum Global de Energias Renováveis, em maio de 2008, em Foz do Iguaçu, inclusive sobre os projetos de construção de hidrelétricas.
(Por Mônica Tavares,
O Globo, 22/10/2007)