Degelo da calota polar, aquecimento global e drásticas variações climáticas são algumas das conseqüências desastrosas provocadas pela poluição decorrente das ações do homem e que têm causado grandes impactos ambientais. Diante dessa situação, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), através de suas federações estaduais, está lançando o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte que tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade, para a conservação do meio ambiente. A meta é desenvolver uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro, contribuindo com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
Na Bahia, o lançamento do projeto acontecerá hoje (23/10), às 12h, no Restaurante Boi Preto, quando será feita a apresentação das unidades móveis do Despoluir. As unidades são equipadas com opacímetros (equipamentos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel) e já estão disponíveis nas federações de transportadores dos 27 estados do país. O Despoluir foi lançado oficialmente em julho na sede da CNT. O programa também será lançado em Sergipe, no próximo dia 30.10. "A meta principal é neutralizar o CO2 equivalente ao produzido pelo setor", afirma Carlos Knittel, presidente da Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase).
Segundo ele, as unidades móveis na Bahia vão verificar a emissão de poluentes dos veículos, visando reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O Despoluir promove o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas e estimula a adoção de normas ambientais relativas às emissões de poluentes por veículos.
Projeto TransportePara facilitar o desenvolvimento sócio-ambiental no setor de transportes o programa Despoluir - foi estruturado em dois grupos de projetos, o grupo A - Projeto Transporte, voltado para melhorar o desempenho ambiental do setor; e o grupo B - Projeto Cidadania para o Meio Ambiente, que busca transformar os agentes do setor - empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas - em multiplicadores da educação ambiental para toda a sociedade, especialmente para os usuários de transporte.
O Projeto Transporte prevê a redução da emissão de poluentes pelos veículos através da: ampliação da regularização da frota e da aferição da emissão de gases e do consumo de combustíveis de acordo com as resoluções do Conama. Para isso, serão disponibilizadas unidades móveis de inspeção dos veículos para atender às empresas. O projeto prevê ainda a criação de postos fixos de atendimento em locais de grande concentração de caminhoneiros autônomos e taxistas. A intenção é promover o uso do Selo Despoluir para identificar os veículos que estão em conformidade com as normas ambientais e também de incentivar o desenvolvimento de projetos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Ainda dentro do escopo do Projeto Transporte, serão desenvolvidas diversas ações para incentivar o uso de energia limpa no setor transportador e o aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transporte como: criação de campanhas de incentivo ao uso do biodiesel e outros combustíveis ambientalmente adequados, apoio à realização de seminários, oficinas e palestras voltadas à capacitação de pessoal na área ambiental, apoio técnico às empresas de transportes, caminhoneiros autônomos e taxistas para a gestão de combustível e redução da emissão de poluentes, entre outras.
Atuando na conscientização dos condutores de veículos o programa distribuirá material informativo e educativo para taxistas e usuários de táxi sobre a
preservação do meio ambiente, como também vai promover o curso Taxista Amigo do Meio Ambiente, visando estimular a atuação do taxista como um disseminador de informações sobre a conservação do meio ambiente e de boas práticas ambientais. O Despoluir vai atuar junto ao caminhoneiro no sentido de incentivar sua atuação como vigilante para comunicar a existência de queimadas próximas às estradas e denunciar crimes ambientais como poluição de rios, tráfico de animais silvestres, plantas e madeira.
A CNT também criou o 0800 Ambiental (0800 7282891) para que caminhoneiros e outros motoristas possam denunciar possíveis focos de incêndios ao longo das
rodovias brasileiras. O desmatamento e as queimadas são juntos, os principais responsáveis pela emissão de CO2 no Brasil.
(
Envolverde/Assessoria, 22/10/2007)