O bloco dois da usina nuclear de Neckarwestheim, no sudoeste da Alemanha, foi desativado no final de semana devido a uma falha detectada em uma das barras de combustível da central, anunciou hoje um porta-voz da empresa Energie Baden-Württemberg (EnBW).
A companhia acrescentou que o bloco retomará sua atividade normal em 'alguns dias' e minimizou a importância do incidente, que, ressaltou, não traz qualquer risco ao meio ambiente. A porta-voz da EnBW disse que a decisão de desativar a rede do bloco dois da usina nuclear foi tomada depois que os operários encontraram dificuldade para mudar uma das barras de combustível, que não estava sendo extraído facilmente de seu cilindro.
A retirada desta barra obrigou a empresa a ampliar a operação e mudar oito cilindros de combustível, o que tornou necessário desativar o reator. A usina nuclear de Neckerwestheim é uma das mais potentes da Alemanha e tem capacidade para fornecer energia a todos os lares do estado de Baden-Württemberg.
Enquanto o bloco um, que entrou em funcionamento em 1976, tem capacidade de 840 megawatts, o dois, que opera desde 1989, produz 1.400 megawatts, e ambos forneceram no ano passado um total de 18,3 bilhões de quilowatts/hora de energia.
(
Agência EFE, 22/10/2007)