Arte e conscientização ambiental. Estes são os principais objetivos perseguidos pela organização não-governamental (ONG) Arte em Pneus, de São Paulo (SP). Criada em 2006, a instituição já atendeu 156 jovens que aprenderam a transformar pneus velhos em objetos de arte.
O idealizador do projeto, Daniel Beato, conta que o trabalho começou em 2004 omo uma atividade da graduação. “Eu estudava Desenho Industrial e fiz um trabalho sobre os irmãos Campana – artistas plásticos brasileiros que fazem diferentes objetos com diversos materiais. A partir disso, comecei a pensar em um material que pudesse achar em qualquer lugar para desenvolver peças”, diz.
Beato explica que, no início, o objetivo era unicamente retirar os pneus velhos do meio ambiente. “Em 2006, transformamos o projeto em ONG e começamos a capacitar pessoas de comunidades de baixa renda, além de promover a conscientização ambiental”, lembra. Segundo o idealizador, com o desenvolvimento da instituição, os trabalhos passaram a reutilizar outros materiais como mangueiras e rolamentos.
Apesar de ter como principal público-alvo jovens a partir de 14 anos, a ONG não tem restrições. “Já fizemos trabalhos com adultos, idosos e deficientes”, conta Beato. Segundo ele, com seis meses de oficinas as pessoas já criam boas peças. O jovem participante do projeto, Dimas Volpato, explica como é o processo das oficinas. “Começamos conhecendo as peças e como é o trabalho de reutilização de materiais”.
Volpato conta que se interessou pelo Arte em Pneus, pois o projeto une a questão ambiental e a arte. “Uma das coisas que mais chamam a atenção é que, mesmo sendo feitas de materiais reutilizados, as peças têm uma alta qualidade. As pessoas gostam, porque é algo que pode ser usado perfeitamente em sua sala, por exemplo”, diz.
Para manter o projeto, a ONG recebe doações de pneus de fábricas e indústrias. “Todo mês, uma empresa doa um caminhão de pneus retirados do autódromo de Interlagos. As únicas coisas que não recebemos por doação são parafusos e ferramentas”, explica Beato. Sobre o futuro, Beato espera expandir o projeto. “Pretendemos criar uma franquia solidária, para que os alunos possam vender suas peças, além de viabilizar uma bolsa-auxílio para todos os participantes”.
Além disso, após transformar uma série de pneus velhos em móveis e brinquedos, a ONG está começando a construir imóveis com pneus reaproveitados. Serão quatro casas construídas com concreto DI, feito à base de pneu triturado. O local funcionará como espaço de convivência, onde os jovens serão capacitados na arte de reaproveitamento de pneus. As peças podem ser compradas no site http://www.arteempneus.com.br ou na sede da ONG.
(Por Ana Loiola,
Envolverde/Aprendiz, 22/10/2007)