Mais de 250 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas na Califórnia para fugir dos incêndios que se espalham pelo Estado americano. Cerca de 1,5 mil soldados da Guarda Nacional foram enviados à região atingida para ajudar os bombeiros a combater os focos de incêndio, que estão fora de controle e são alimentados por fortes ventos.
Pelo menos uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas, entre elas quatro bombeiros. O fogo, que atinge a região de Santa Barbara a San Diego, já destruiu mais de 80 mil hectares e centenas de casas. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência em sete condados.
Após visitar Malibu, região onde vivem muitos artistas famosos, Schwarzenegger disse que era "um momento trágico" para a Califórnia. "Nós temos as condições climáticas perfeitas para grandes incêndios em todo o Estado", disse o governador.
Entre os moradores de Malibu estão Mel Gibson, Sting, Barbra Streisand, Pierce Brosnan e Richard Gere. Segundo autoridades da Califórnia, o solo está seco depois de passar por uma onda de calor recorde no último verão. De acordo com o correspondente da BBC na Califórnia, David Willis, a previsão do tempo indica a ocorrência de fortes ventos até o fim desta semana, o que coloca centenas de outras casas em risco. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
(
BBC, 23/10/2007)