A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) espera um número recorde de empresas na da Nona Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios para a produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares do país.
Até está segunda-feira (22/10), a agência já havia habilitado 25 empresas nacionais e estrangeiras para participarem do leilão, entre as mais de 60 que haviam entregado a documentação necessária até o final da última quinta-feira (18/10), quando terminou o prazo para a entrega da documentação.
Entre as empresas habilitadas estão a Shell, Repsol YPF, Maersk Starfish e a BG E&P. Ainda esta semana, a ANP deverá divulgar o total das empresas habilitadas a participar do leilão.
O diretor geral da ANP, Haroldo Lima, acredita que a alta recente do preço do petróleo no mercado internacional, que vem fechando acima dos US$ 80 o barril, favorecerá a rodada brasileira.
“A nona rodada está despertando muito interesse junto ao mercado e já há uma quantidade grande de empresas brasileiras e estrangeiras procurando se habilitar junto a ANP. Há empresas que nunca estiveram no Brasil que estão tentando operar aqui. Como o preço do petróleo no mundo encontra-se elevado, isto valoriza muito as nossas ofertas. Por isto eu acredito sem dúvida em um número recorde de empresas habilitadas”.
A Nona Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios será realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2007, no Rio de Janeiro, quando a ANP oferecerá 313 blocos em nove bacias sedimentares: Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo e Rio do Peixe. No total, serão oferecidos aproximadamente 98.000 quilômetros quadrados em áreas para exploração de petróleo e gás natural.
A nova rodada mantém o modelo adotado anteriormente, com a oferta de blocos em setores de elevado potencial, de novas fronteiras e em bacias maduras.
O foco da licitação é ampliar as reservas brasileiras, minimizando a dependência energética externa do gás natural e ao mesmo tempo buscar a manutenção da auto-suficiência na produção de petróleo.
Serão ofertados 153 blocos marítimos de elevado potencial, em 10 setores das bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, áreas de interesse para grandes e médios investidores.
A rodada também incluirá 69 blocos em setores marítimos considerados de nova fronteira nas bacias do Espírito Santo, Pará-Maranhão e Pernambuco-Paraíba.
Serão ainda ofertados 62 blocos classificados como maduros das bacias terrestres do Espírito Santo, Potiguar e Recôncavo.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 22/10/2007)