Com a aproximação do período de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, autoridades já pensam em como evitar as inundações. Na última semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou o Plano Anual de Prevenção de Cheias 2007/2008. O plano estabelece medidas para que as hidrelétricas com os maiores reservatórios de água do país ajudem a controlar as cheias nos períodos chuvosos.
De acordo com o Superintendente de Usos Múltiplos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim, o plano define qual a quantidade máxima de água que os reservatórios devem armazenar para o período chuvoso. “No início do período chuvoso, os reservatórios têm de estar um pouco mais vazios, já que é uma época com mais probabilidade de cheias”, explica.
O esvaziamento dos reservatórios no começo da estação chuvosa, no entanto, deve ser feito com cuidado, explica Gondim. Segundo ele, se os reservatórios fossem totalmente esvaziados no início das chuvas, haveria o risco de o volume de água ser escasso e insuficiente para reabastecer o reservatório. “Nesse cenário, poderia faltar água e energia”, afirma Gondim.
Segundo o superintendente da ANA, o plano também visa a garantir que, no final da estação chuvosa, os reservatórios estejam com capacidade suficiente para suportar o período de estiagem que começa no outono e vai até o final do inverno. “No final da época chuvosa, eles devem estar mais cheios porque a probabilidade de enchentes é menor”, completa.
Para Gondim, a elaboração do plano significa que as usinas hidrelétricas ganharam uma nova função. Além de serem produtoras de energia, elas passaram a ser responsáveis pelo controle da cheia, de forma a evitar inundações nas cidades abaixo dos reservatórios.
De acordo com a ANA, as medidas do Plano Anual de Prevenção de Cheias começam a ser implementadas neste mês nas usinas com grande capacidade de armazenamento de água.
(Por Felipe Linhares, Agência Brasil, 22/10/2007)