A audiência pública que a Comissão Especial de Florestamento e Reflorestamento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu nesta segunda-feira (22/10), no município de Butiá, de acordo com a avaliação do relator, deputado Nelson Härter (PMDB), representa mais um avanço na real análise de todo o contexto que envolve o tema de extremo interesse da comunidade gaúcha. Sediada no Clube Butiá, a reunião registrou a participação de prefeitos, vereadores, entidades, moradores, alunos das escolas estaduais Marechal Rondon e Visconde Mauá, além de representantes da força sindical, do Clube de Diretores Lojistas e da Aracruz Celulose.
Na pauta do encontro, constaram abordagens de assuntos relacionados aos licenciamentos ambientais; números de empregos gerados; situação atual das plantações e atividades econômicas do setor florestal; entre outras. O grupo de deputados, formado por Härter, Edson Brum (PMDB), José Sperotto (DEM), Marco Peixoto (PP), presidente da comissão; Miki Breier (PSB) e Paulo Azeredo (PDT), foi recepcionado pelo prefeito em exercício, Nelson Filho e pela vereadora Irani Medeiros, presidente da Comissão de Florestas.
Em sua saudação, Härter destacou a importância do setor florestal na região, reafirmando a efetiva disposição da comissão em disponibilizar toda a atenção para que o Rio Grande do Sul se desenvolva, na produção que envolve o setor madeireiro e moveleiro. O parlamentar reafirmou que o governo do Estado possui o dever de regular todos os procedimentos necessários para garantir a atividade.
Na parte da tarde, o parlamentar, ao lado de seu colega de comissão, Miki Breier, e de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), realizaram visita de campo ao horto florestal da Aracruz, quando foram fornecidas orientações técnicas, sob a responsabilidade dos assistentes de silvicultura, Cristian Perin e Celestino Munari.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 22/10/2007)