Um total de 18 projetos que buscam solucionar problemas de 12 bairros e de uma avenida de Porto Alegre foi apresentado pelos 54 alunos da 7ª série do Colégio Israelita Brasileiro que participaram da Sessão Plenária do Estudante desta segunda-feira (22/10) na Câmara Municipal.
Os adolescentes redigiram, defenderam e aprovaram medidas com melhorias na segurança, iluminação, calçamento, tráfego e esgotos e contra as pichações. Realizada no Plenário Ana Terra, a atividade teve as presenças da presidenta do Legislativo, Maria Celeste (PT), e dos vereadores Professor Garcia (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).
A Plenária do Estudante cumpre o roteiro básico de uma sessão de vereadores. No período de Comunicações, a tribuna foi ocupada por Aline Meyer Oliveira, 12 anos, que defendeu maior participação dos jovens na política. “Devemos colaborar para mudar a situação caótica de nosso país”, disse. Ela lembrou que a idéia de pesquisar problemas e soluções para os bairros onde moram foi desenvolvida ao longo deste ano dentro do projeto Cidadania, criado no Israelita.
Em Grande Expediente, Luiza Pecis Valenti, 13 anos, pediu que a Câmara preste atenção aos problemas de Porto Alegre. “Quando não podemos andar livremente pelo nosso bairro, quando não temos praças suficientes para o lazer, quando a ameaça de assalto é uma dura realidade, nós jovens percebemos que temos de fazer algo”, afirmou.
Os 18 projetos foram defendidos e aprovados nos períodos de Discussão Preliminar de Pauta a Ordem do Dia e contemplam os bairros Alto Teresópolis, Assunção, Bela Vista, Bom Fim, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santana, Santa Cecília e Vila Nova e a Avenida Ipiranga.
As propostas
1. Proíbe o estacionamento dos dois lados das ruas estreitas do bairro Petrópolis e determina a pavimentação uniforme das vias.
2. Pede o aumento da potência da iluminação a partir das 20 horas no bairro Petrópolis como forma de inibir a violência.
3. Reivindica o reforço no policiamento e a instalação de câmeras de vigilância conectadas à Brigada Militar no bairro Jardim Botânico.
4. Determina o destacamento de dois policiais a cada duas esquinas no bairro Moinhos de Vento para coibir roubos e assaltos.
5. Exige a limpeza freqüente dos bueiros do Bom Fim para evitar os alagamentos no bairro e sugere campanha de conscientização da população para que não jogue lixo nas ruas.
6. Pede o aumento da altura e largura das calçadas do Bom Fim para impedir que a água da chuva invada os passeios públicos e os prédios.
7. Determina a retirada de elementos que poluem visualmente o Bom Fim e reforço na fiscalização da instalação de propagandas e cartazes.
8. Exige policiamento a cada duas quadras no Bom Fim, principalmente em noites de festas em bares e clubes.
9. - Determina o alargamento das calçadas no bairro Assunção para facilitar o trânsito de pedestres e pavimentação adequadas das vias.
10. Determina que a prefeitura faça o levantamento anual de todas as ruas e avenidas com problemas de pavimentação no bairro Mont’Serrat.
11. Determina a volta do trânsito de veículos em sentido único na Rua Santa Cecília, no bairro de mesmo nome, entre as ruas Felipe de Oliveira e dona Eugênia, para evitar os freqüentes acidentes.
12. Pede o investimento do governo municipal em tinta especial antipichação para pintura de fachadas e muros no bairro Bela Vista.
13. Prevê multa de 20 UFMs aos donos de cães do bairro Bela Vista que não limparem os dejetos de seus animais deixados nas calçadas. A cada reincidência, a multa aumenta mais 5 UFMs.
14. Reivindica mais iluminação e revisão periódica da qualidade da mesma, além da poda de árvores para evitar curtos-circuitos, no bairro Rio Branco.
15. Solicita a limpeza dos bueiros do bairro Santana de dois em dois meses para evitar alagamentos e estipula multa de R$ 70,00 para quem jogar lixo na rua.
16. Determina reforço no policiamento no bairro Vila Nova, principalmente à noite, o que estimula a ação dos assaltantes.
17. Obriga os proprietários de imóveis ao longo de toda a Avenida Ipiranga a conectarem os esgotos cloacais a uma linha de tratamento, estipulando multa de 6 UFMs a quem transgredir a lei.
18. Determina a colocação de câmeras de vigilância no bairro Alto Teresópolis para evitar assaltos, violência sexual, venda e consumo de drogas.
A Sessão plenária do Estudante é promovida pelo Memorial da Câmara e destina-se a alunos de 7ª série em diante. Agendamento de escolas pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 22/1/0/2007)