O prefeito José Fogaça e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, assinam hoje (22/10), às 17h30, no Salão Nobre do Paço Municipal, o contrato de financiamento do Programa Saneamento Para Todos. Os recursos de R$ 153,8 milhões, através da Caixa Federal, permitirão ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) a realização de obras de tratamento de esgoto do sistema Ponta da Cadeia. As obras, com contrapartida da prefeitura em R$ 50,8 milhões, fazem parte do Programa Integrado Socioambiental (PISA) que tem como meta a ampliação do tratamento de esgotos em Porto Alegre de 27% para 77%.
Serão beneficiados 658 mil habitantes com a Estação de Tratamento de Esgotos Serraria, que terá vazão média de 2,6 mil litros por segundo. Está prevista a extensão de 17 km de emissário que levará o esgoto do Sistema Ponta da Cadeia e da Bacia do Arroio Cavalhada até a estação de tratamento.
Os esgotos lançados na Ponta da Cadeia são os principais responsáveis pelo comprometimento da qualidade das águas do Lago Guaíba. A vazão média atual do sistema esgotado corresponde a 40% da carga total do esgoto coletado no município, o que demonstra a importância do tratamento e saneamento desse sistema para a qualidade das águas do manancial.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 22/10/2007)