Mesas, cadeiras, fogões, geladeiras, pias, estofados de carros e sacos de lixo. Inúmeros sacos de lixo. Esse foi o resultado do mutirão de limpeza realizado no sábado, no Morro da Mariquinha, em Florianópolis.
A ação, que uniu poder público e comunidade, marcou o início do projeto de investimento de R$ 52 milhões em obras de infra-estrutura nas 17 comunidades que compõem o Maciço do Morro da Cruz.
O objetivo do mutirão foi promover a conscientização ambiental entre os moradores.
Ao recolher o lixo depositado nas encostas durante pelo menos uma década, os representantes das entidades comunitárias buscaram sensibilizar a população e também cobrar providências da prefeitura.
- Nossa expectativa é que, ao acompanhar de perto esta situação, o poder público encontre soluções para evitar que isto continue acontecendo - afirmou Sulimar Alves, representante do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
Para realizar a coleta de entulhos nas encostas, foi preciso contar com o apoio do Corpo de Bombeiros, que utilizou o rapel, além de policiais ambientais e dos cães do canil da Polícia Militar.
(Por Taís Shigeoka,
Diário Catarinense, 22/10/2007)