O vice-presidente americano, Dick Cheney, acusou neste domingo (21/10) o Irã de ser um obstáculo para a paz no Oriente Médio e advertiu o país de que nem os Estados Unidos nem a comunidade internacional permitirão que obtenha uma arma nuclear.
O vice-presidente fez estas declarações durante uma palestra no Instituto para Estudos sobre o Oriente Médio de Washington, no qual relatou os esforços do Irã para 'ganhar tempo' e conseguir a tecnologia nuclear à qual aspira.
Esta semana, o presidente dos EUA, George W. Bush, advertiu a comunidade internacional de uma possível terceira Guerra Mundial se o Irã adquirir 'os conhecimentos suficientes para fabricar uma arma nuclear'.
- Se o Irã conseguir uma arma nuclear, será uma ameaça séria à paz mundial - afirmou Bush.
Hoje, Cheney denunciou os 'óbvios' esforços do Irã para "desenvolver a tecnologia necessária para construir uma arma nuclear, através de enganos'.
- Os Estados Unidos e a comunidade internacional não podem permanecer de fora enquanto um país que apóia o terrorismo cumpre sua ambição mais agressiva - afirmou.
O Irã é 'o patrocinador do terrorismo mais ativo do mundo', disse. O vice-presidente afirmou que, 'se o regime iraniano mantiver o rumo atual, a comunidade internacional se preparará para submetê-lo a sérias conseqüências'.
(
Agência EFE, 21/10/2007)