Os cinco melhores projetos desenvolvidos por estudantes de escolas Técnicas foram premiados no sábado, durante a 1ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), na Escola Técnica Parobé, na Capital. Receberam ainda prêmios trabalhos destacados em diversas áreas do conhecimento científico.
O Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos, conquistou o 1º lugar, com o Projeto Alternativo de Economia Familiar. O 2º lugar foi para a ETA, de Viamão, com o resgate do uso da farinha de rocha basáltica na agricultura. O Instituto Estadual Riachuelo, de Capão da Canoa, tirou o 3º lugar, com a criação de um gabinete de microcomputador inerte à maresia. Em 4º lugar ficou a Escola Teutônia, de Poço das Antas, com a redução do impacto ambiental causado pela fumaça dos fornos de carvão vegetal. E a Escola Técnica Estadual Guaramano, de Guarani das Missões, conquistou o 5º lugar, com o projeto de criação de bezerros no Sistema Integração.
Entre os destaques ficaram os trabalhos de Instituto Estadual Pereira Coruja (Taquari), Unidade de Ensino Cristo Redentor/Ulbra (Canoas), Instituto Estadual de Ed. Profa.Guilhermina Javorski (Jaguari), Escola de Ed. Profissional Senai Carlos Tannhauser (Santa Cruz). A secretária da Educação do RS, Mariza Abreu, salientou a qualidade dos trabalhos e o empenho dos alunos. A Fecitep 2007 reuniu, ao todo, 85 projetos.
(
Correio do Povo, 22/10/2007)