No final da década de 80 eram 30 expositores e hoje mais de cem famílias se dividem nas 48 bancas todos os sábadosBolo de morangos, balões, distribuição de cestas com produtos naturais e até uma rádio improvisada na rua marcaram, no sábado, o aniversário de 18 anos da Feira de Agricultores Ecologistas, na José Bonifácio, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. O evento, que ocorre todos os sábados, sempre entre 7h e 13h, começou a ser realizado no final da década de 80, a partir de uma iniciativa da Cooperativa Coolméia, que organizou três edições da feira Tupambaé para comercializar produtos ecológicos.
Hoje, conforme os organizadores, os dez fundadores e os 30 expositores da década de 80 se multiplicaram e mais de cem famílias se dividem nas 48 bancas onde são comercializados não apenas produtos sem agrotóxicos mas, em muitos casos, alimentos nativos ou mais raros, como amoras, araçás, mirtilos e goiabas da Serra.
O carro-chefe das vendas continua sendo as hortaliças, cuja diversidade encontrada nas bancas é grande e variada conforme a época do ano. Em seguida, aparecem as frutas na preferência dos clientes. Mas grãos, temperos, ervas, flores e produtos como bolos, pães e salgados integrais e mel também estão à disposição dos consumidores, que aproveitam para passear e comprar no Brique de Sábado.
Os expositores que integram a feira vêm não apenas da região Metropolitana, mas também de diversas outras regiões do Rio Grande do Sul, e principalmente da Serra e do Litoral.
O diferencial, segundo um dos fundadores da feira, o produtor Pedro Lovato, são alimentos gostosos e nutritivos, comercializados a preços inferiores aos equivalentes encontrados no comércio e em supermercados em geral. 'Já na comparação com os produtos tradicionais, cultivados pelos métodos-padrão, a diferença de sabor e de saúde é significativa', garantiu Lovato. O produtor destacou ainda que todos os gêneros comercializados na feira seguem as normas de cultivo de produção orgânica preconizadas internacionalmente e a lei federal que normatiza os critérios da produção ecológica. Os vegetais e as frutas orgânicos são obtidos sem produtos químicos.
(
Correio do Povo, 22/10/2007)