Toda a história e os resultados do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio) da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA) estão agora disponíveis no endereço eletrônico mma.gov.br/probio. Encerrado o projeto - que funcionou durante dez anos, entre 1996 e 2006 -, o Departamento de Conservação da Biodiversidade (SBF) decidiu tornar acessíveis todas as informações sobre o Probio e os 144 subprojetos apoiados por ele.
"Foi um atalho: se fôssemos esperar pela publicação de todas as informações levantadas pelos subprojetos, anos se passariam sem que estes conteúdos estivessem disponíveis ao público", afirma o diretor do departamento, Braulio Dias. Os conteúdos foram disponibilizados no site do MMA no fim do mês de agosto, mas as atualizações dos subprojetos ainda estão em curso.
Coordenado pelo MMA em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pioneiro e estruturante - "pois foi o primeiro grande projeto nacional específico para a biodiversidade", reitera o diretor -, o Probio teve como objetivo fundamental auxiliar o governo brasileiro a desenvolver o Programa Nacional de Biodiversidade, criado em 1994. Para tanto, identificou áreas prioritárias para ação; promoveu a execução de subprojetos ligados à conservação e à utilização sustentável da diversidade biológica nacional; e apoiou a formulação de políticas públicas. Por fim, o Probio gerou e divulgou conhecimentos e informações estratégicas sobre biodiversidade no País - agora acessíveis após um grande esforço promovido pela gerente de Conservação da Biodiversidade, Daniela América Suarez de Oliveira. "Agora, as pessoas podem se apropriar livremente desses conteúdos", afirma.
O diretor Braulio Dias, por sua vez, reitera que "o projeto foi inovador, também, porque trabalhou com indução de demanda: identificados os grandes temas prioritários, lançávamos editais e, após análise, selecionávamos vários subprojetos de qualidade". "Assim, num processo transparente e imune a pressões políticas, conseguimos mobilizar as melhores capacidades do País", garante.
Para além dos conteúdos resultantes do Probio - por si só de considerável volume, pois os 144 subprojetos apoiados resultaram em relatórios, publicações e até em implementação efetiva -, no entanto, muitas outras informações referentes à biodiversidade estão reunidas no endereço mma.gov.br/portalbio. "Está lá para quem quiser, por exemplo, o mapeamento da cobertura vegetal de todos os biomas brasileiros na escala 1:250 mil, fruto de seis subprojetos do Probio", diz o diretor. E completa: "Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto: ele foi até citado internacionalmente como modelo".
(Por Grace Perpetuo, Ascom MMA, 19/10/2007)