Um dos destaques de sexta-feira (19/10) na 7ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social (Ecolatina) é o 2º Fórum Brasil Sustentável, que teve como tema as tecnologias sociais.
Para a secretária-executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS), Larissa Barros, discussões como tecnologias não-poluentes e novos modelos de consumo e produção ajudam a estreitar a lacuna que existe entre a criação da tecnologia social e sua efetiva implementação.
“Não é um tema novo. Mas, com o debate sobre as mudanças climáticas, as pessoas começaram a dar atenção especial ao assunto, pois estão sentindo que a coisa é séria”.
Na avaliação dela, o Brasil deve mudar seu modelo de desenvolvimento, adaptando-se a métodos que preservem o meio ambiente.
A conferência terminou na sexta-feira em Belo Horizonte (MG). O tema deste ano é Aquecimento Global: o desafio do século 21.
Um dos objetivos do encontro foi debater estratégias para a aplicação do desenvolvimento sustentável e dar visibilidade às experiências em tecnologia social implementadas com sucesso, para que possam ser reaplicadas em outros locais.
Cerca de 200 conferencistas do Brasil e do exterior devem comparecer em mais de 30 eventos: fóruns, seminários, workshops, exposições, além de atividades voltadas para o consumo sustentável.
Os eventos da Ecolatina são abertos à população As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ecolatina.com.br.
(Por Paloma Santos, Agência Brasil, 19/10/2007)