Ao participar em Passo Fundo, do lançamento oficial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Funasa, o deputado Gilmar Sossella (PDT) solicitou revisão das normas inicias, no sentido que seja ampliado o número de municípios contemplados e que o volume de recursos seja maior.
Até 2010, o PAC/Funasa vai destinar R$ 4 bilhões para ações de saneamento em pequenas comuniddes brasileiras, com até 50 mil habitantes. Entre os beneficiados pelo programa estão os indigenas, remanescentes de quilombos e assentados rurais.
Coordenador da Frente Parlamentar Municipalista e membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Sossella destaca a importância do programa, pois vai oferecer acesso às melhorias de saneamento para avanço das condições de vida e saúde da população.
Porém, Sossella destaca que o saneamento ambiental precisa de ações amplas e imediatas em vários outros municípios gaúchos, pois a falta de investimentos em concientização ou infra-estrutura em décadas passadas, está gerando problemas à população atual pode afetar gerações futuras.
O lançamento do PAC/Funasa ocorreu na manhã da última sexta-feira (18) em Passo Fundo, e além do deputadio Sossella, contou com a presença do prefeito Airton Dipp (PDT), do coordenador da Funasa, Gustavo de Mello, além de diversos prefeitos e gestores públicos da área de saúde e meio ambiente, representando várias regiões do Estado.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 21/10/2007)