Tornados registrados no Estado de Michigan, nos EUA, deixaram pelo menos três mortos entre quinta (18) e sexta-feira (19), de acordo com a imprensa norte-americana. Segundo a “WSB-TV”, diversas casas foram destruídas e carros viraram de ponta cabeça por conta dos fortes ventos registrados nos últimos dias
O Serviço Nacional de Meteorologia acredita que ao menos quatro tornados atingiram Michigan. “É algo extremamente raro para essa época do ano”, afirmou o meteorologista David Lawrence, segundo a “WSB-TV”.
Estradas foram bloqueadas em diversas cidades, derrubaram árvores e interromperam o fornecimento de eletricidade – nesta sexta, diversas equipes trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia.
De acordo com o site local “Detroit Free Press”, entre os mortos estava um casal que passava a primeira noite em uma nova casa comprada no condado de Ingham – eles teriam por volta de 50 anos. A terceira vítima tinha 29 anos e morreu quando os fortes ventos destruíram o trailer onde morava, que ficava em Kalkaska.
‘Milagre’Um bebê de 14 meses foi considerado um sobrevivente, depois que os fortes ventos e chuvas atingiram e destruíram sua casa, em Millington, na madrugada de sexta-feira. O berço de Blake Opperman foi arrastado por cerca de 12 metros e ficou debaixo de escombros causados pela destruição.
A “WSB-TV” conta que os vizinhos ouviram barulhos e encontraram a criança deitada debaixo do colchão de seu berço, que estava de cabeça para baixo. A criança teve ferimentos leves e arranhões. Os pais do bebê, Joe Soyring e Nichole Opperman, que também têm uma filha de três anos, ficaram em choque com o acontecimento. “Às vezes, milagres acontecem”, afirmou o bombeiro Dan Detgen, de Millington.
Barbara Illig, tia da criança, disse ao “Detroit Free Press” que a família tinha ido para o porão da casa pouco depois da meia noite, quando as chuvas pioraram. Depois que o tempo melhorou, eles voltaram e colocaram as crianças na cama. “O casal estava assistindo à TV quando ouviu barulhos e a luz começou a falhar”, disse a irmã de Joe Soyring.
Foi então que o chão da casa começou a abrir e toda a estrutura da residência foi ‘engolida’ pelo porão. Cada pessoa foi levada para um lado, mas todos sobreviveram.
(
G1, 20/10/2007)