Reunião realizada ontem, no Centro Pan-americano de Febre Aftosa (Panaftosa) no Rio de Janeiro, debateu a realização de encontro da Comissão Sul-americana de Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Porto Alegre. Na segunda-feira, representantes da comissão desembarcam na capital gaúcha com o objetivo de definir o tema e o local do evento, que ocorre de 14 a 18 de março de 2008. Participam também integrantes do Ministério da Agricultura (Mapa).
Organizado pelo Comitê Panaftosa, a Cosalfa é um dos maiores eventos da América do Sul do setor, um fórum de debates criado em 1973 e que reúne representantes de 11 países. Há oito anos o evento não é realizado no Brasil. O principal debate é a transformação da América Latina em zona livre de aftosa sem vacinação.
No encontro, que reuniu o diretor da Comissão de Luta Contra a Febre Aftosa, Albino Beloto, o coordenador da Frenteagro da Assembléia Legislativa com apoio do presidente do parlamento gaúcho Frederico Antunes (PP), foi reforçado o pedido do deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) do envolvimento de universitários, principalmente dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia no evento.
Um dos articuladores, no início do ano, na Venezuela, para que o Estado recebesse a Cosalfa em 2008, Goergen garante que o evento irá trazer ganhos econômicos, através do reconhecimento junto à OIE. “A proposta é importante passo para o Estado obter status de zona livre de aftosa sem vacinação.
(
Diário Popular, 19/10/2007)