O novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), o mosquito da dengue, é realizado em 81 bairros de Porto Alegre. Um grupo de 180 agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 50 estagiários de nível superior e mais 115 agentes do Programa de Saúde da Família (PSF), está fazendo visitas a 12 mil imóveis da Capital. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, teve início na quarta-feira e deve ser concluída em cinco dias úteis.
A coordenadora do Programa Municipal de Prevenção a Dengue, Maria Mercedes Bendati, disse que a ação da SMS é importante para se ter um diagnóstico da situação e da presença de focos de larvas do mosquito na cidade. "A ação dos nossos agentes vai identificar os bairros mais infestados. Desta forma, poderemos priorizar e traçar estratégias mais eficazes no combate ao mosquito para o próximo verão, período em que as condições ambientais são mais favoráveis ao seu desenvolvimento", destacou.
Os agentes estão todos identificados com coletes, crachás e bonés da Vigilância em Saúde. No crachá, constam nome e fotografia. Os profissionais vinculados ao PSF não estarão com essa identificação, porque são conhecidos nas comunidades onde atuam. Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o telefone 156 e checar o nome dos agentes que estão trabalhando.
O Ministério da Saúde definiu que na amostragem serão identificadas as larvas e medido o Índice de Infestação Predial (IIP). O percentual expressa o número de imóveis com a presença de larvas do mosquito em relação ao total de imóveis inspecionados. Os números serão avaliados e resultarão no diagnóstico que norteará as medidas e ações de combate ao mosquito em todo o País.
(
JC-RS, 19/10/2007)