A Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a liberação de recursos públicos para organizações não-governamentais (CPI das ONGs) realiza reunião na próxima terça-feira (23/10), às 11h, para aprovação do plano de trabalho e votação de requerimentos. O colegiado, presidido pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC), tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB).
Na última terça-feira (16/10), Raimundo Colombo e Inácio Arruda estiveram reunidos com o ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), quando solicitaram auxílio do órgão nas investigações da comissão. Raimundo Colombo informou que a CGU possui estudos sobre atividades de organizações não-governamentais no país e que, na próxima semana, deverá ser votado requerimento com o pedido formal de apoio à CGU. O presidente da CPI das ONGs informou ainda que, nas próximas semanas, a comissão deve buscar apoio na Procuradoria Geral da União (PGU) e no Ministério da Justiça.
A CPI foi criada com o objetivo de apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para ONGs e para organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). O colegiado também vai investigar como esses recursos e outros, recebidos no exterior entre 1999 e 2006, foram utilizados por essas entidades.
(Por Iara Guimarães Altafin, Agência Senado, 18/10/2007)