O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, garantiu, na quarta-feira (17/10), a construção de poços artesianos em Soledade. As obras foram solicitadas pelo prefeito Olavo Valendorff, que recebeu Machado em seu gabinete na prefeitura municipal. Dois poços serão abertos nas localidades de São Tomé e Linha Curuçu.
As comunidades de Fazenda Tarumã, Cascata, Raia da Pedra, Passo dos Ladrões, Rincão do Araçá e Passo da Taipa receberão a demarcação e posterior perfuração de poços artesianos tubulares pelo Departamento de Comandos Mecanizados (DCM). "Estas ações beneficiarão mais de 300 famílias que vivem no meio rural de Soledade", destacou Machado.
O prefeito disse que os agricultores destas localidades enfrentam sérios problemas de falta de água . "Com a abertura destes poços, a qualidade de vida desses agricultores terá uma melhoria muito grande", observou. Devido às condições do solo e do lençol freático, o poço de São Tomé atingirá uma profundidade superior a 180 metros e será feito com uma máquina perfuratriz especial do DCM.
Acompanhado do diretor estadual do DCM, Ony Lacerda, Machado também visitou a regional do departamento localizada em Soledade, abrangendo 78 municípios. "Esta é a melhor estrutura do DCM que possuímos no interior", reconheceu o secretário. Logo depois, Machado realizou uma palestra na Câmara de Vereadores, abordando o tema "O RS e seu potencial competitivo no agronegócio". O secretário também falou sobre o Plano de Recuperação do Estado, respondendo dúvidas e esclarecendo questionamentos dos vereadores e da comunidade presente.
(Ascom Governo do Estado do RS, 18/10/2007)