O psicólogo criador da OP3 Projetos Sociais acredita que a idéia pode se tornar um hábito comum entre a população, basta boa vontade!
"Diga não ao desperdício" é um projeto desenvolvido por Mauro de Almeida que tem a criança como agente multiplicador. Participou do XI Congresso e Feira Saber, evento coberto pelo Portal Educacional Aprendaki, com uma palestra de mesma temática.
Psicólogo e especialista em comportamento humano, Mauro de Almeida justifica seu interesse pelo tema devido à falta de educação da sociedade em relação ao desperdício. "Se o maior problema social do mundo é a fome e se 50 milhões de brasileiros passam necessidade, os números do desperdício de alimentos são muito mais chocantes. Mais da metade do que se planta neste país vai para o lixo, desde a produção até o lixo doméstico. Somos campeões mundiais de lixo orgânico. Como mudar essa situação? É simples: basta educar a população", enfatiza Mauro.
A criança como um agente multiplicador é o meio de divulgação escolhido para transmitir as mensagens do projeto de Mauro de Almeida. "A criança é um grande meio de divulgação e isso ninguém duvida. Nós apelamos a ela porque a grande maioria das iniciativas de utilização total dos alimentos dirige-se às mães. Nós apenas alteramos o paradigma, fazendo com que a criança levasse a mensagem do não desperdício para casa".
Para Mauro basta que se tenha boa vontade para surgir um novo hábito nesse trabalho. A partir daí, um professor bem orientado para a questão do não desperdício é um aliado fundamental para o sucesso do projeto. "O professor passou a ser a chave do sucesso, uma vez que é o único profissional do mundo a ter a força de mudança do comportamento coletivo. É no professor que trabalha com as crianças de 7 a 14 anos que reside a maior importância na formação de um ser humano. Ele é ídolo, é poder, é amigo", declarou o especialista.
OP3 Projetos Sociais é a empresa criada por Mauro de Almeida para atender a crescente demanda de empresas interessadas no tema responsabilidade social e sustentabilidade. A empresa de consultoria desenvolve ações voltadas a difundir os valores "8 Metas do Milênio" e a promover práticas conscientes de aproveitamento de alimentos, incentivando o não desperdício. O grande foco das ações desenvolvidas pela OP3 são as crianças e as instituições de ensino, bem como os professores e educadores.
Mauro de AlmeidaFormado em psicologia pela Universidade São Marcos, especialista em comportamento humano, foi responsável pela implementação do departamento de Responsabilidade Social da Arno, à frente do qual esteve por sete anos. Entre sua formação específica em Terceiro Setor constam cursos e seminários em instituições como Fundação Getulio Vargas, SENAC e Instituto Ethos. O consultor, que conta com artigos e trabalhos publicados por entidades como a ONU, comanda a OP3 Projetos Sociais, consultoria na área de responsabilidade social.
Leia a entrevista completa no link: http://www.aprendaki.com.br/entrevista_ver.asp?id=83.
Sobre o Aprendaki
O Portal Educacional Aprendaki é independente (não está ligado a nenhum grupo), livre (todos podem falar de suas instituições) e gratuito (para quem acessa e quem divulga notícias). Tem seu foco nas notícias educacionais, pois estas são recursos pedagógicos para se trabalhar em salas de aula com a dinâmica que o ciberespaço exige.
Através do Kipress, o Portal entrega as notícias do interesse do usuário aos educadores instantaneamente de acordo com suas preferências. Isso é possível, porque as notícias são publicadas no Portal em categorias (tema geral) e subcategorias (temática específica).
Ao baixar o aplicativo para o seu computador, o usuário faz as configurações das categorias/subcategorias que deseja ser informado e todas as vezes que for publicada uma informação, sob uma mensagem dizendo: "O Kipress informa: Tem notícia para você!"
(
Envolverde/Assessoria, 19/10/2007)