O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, participou na manhã de quarta-feira (17/10) de um painel sobre a relação entre colegiados e a Política Ambiental Integrada no I Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca), em Brasília. Ele destacou que o MMA espera, com o evento, abrir espaço para discussões e articular o diálogo entre os conselhos de meio ambiente do País "Nosso interesse é fazer desse conjunto de colegiados não apenas espectadores, mas atores das políticas de meio ambiente que defendemos.", declarou.
Ele afirmou ser necessário converter o estado brasileiro em um indutor do processo de desenvolvimento do País e destacou o papel dos conselhos na construção de políticas públicas ambientais. "É importante identificarmos os consensos, para produzirmos as políticas de hoje, e os dissensos, para que se possa produzir os acordos de amanhã.", acrescentou.
O secretário disse ainda que o Enca é uma oportunidade para se discutir com os conselhos uma agenda positiva do ministério, no sentido de socializar as informações, fazer esclarecimentos e mobilizá-los em torno de questões estratégicas para o MMA. "Nos interessa trabalharmos temas como a III Conferência de Meio Ambiente, temas relativos à educação ambiental e, em particular, temas relativos ao fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente", disse Hamilton Pereira.
Para ele é fundamental que o público reunido no I Enca debata e contribua com a criação de políticas públicas em sintonia com os interesses da comunidade. O Enca encerrou-se nesta quinta-feira (18/10) com a apresentação de propostas elaboradas pelos participantes para melhorar o desempenho dos conselhos e o resultado de suas deliberações. O encontro está sendo realizado no auditório do Parlamundi, LBV, na 915 Sul, em Brasília.
(Por Daniela Mendes, Ascom MMA, 18/10/2007)