A criação da Rede Nacional de Colegiados Ambientais (Renca) e a realização de encontros regionais desses conselhos foram as principais propostas defendidas no Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, entre 16 e 18 de outubro, em Brasília, o evento contou com 625 participantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de observadores de diversas entidades.
Durante a plenária de encerramento, o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Nilo Diniz, anunciou a formação da rede. "Neste primeiro momento, a Renca funcionará como um portal eletrônico de informações. As propostas apresentadas aqui já farão parte dessa rede", explicou. "Os dados cadastrais dos participantes do Enca também estão no portal, o que promoverá também a integração dos conselhos", concluiu.
Além da rede, outro resultado importante do Enca foi a idéia de se promover encontros regionais e/ou estaduais de conselhos de meio ambiente. "Algumas regiões já até decidiram. Os estados do Acre, do Pará e de Roraima, por exemplo, vão realizar um encontro conjunto", informou Diniz. Representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Roberto Francine Júnior, afirmou que haverá um encontro paulista também. "Já está quase tudo acertado", contou. Segundo Francine, o Enca ajudou a entender as peculiaridades da área ambiental em cada estado. "Pudemos aprender uns com os outros", disse. Como exemplo, ele citou o Conselho Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, que já possui uma gestão mais descentralizada. "Foi importante conhecer a experiência de Minas porque, em São Paulo, nós estamos tentando trabalhar de forma mais descentralizada", afirmou.
"Conseguimos algo inédito ao promover um encontro desse porte. Nesses três dias, reunimos pessoas de todas regiões do País", afirmou o gerente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Marley Mendonça, um dos responsáveis pela organização do Enca. "Foi muito produtivo. Trata-se de um passo importante para promover uma integração maior entre as áreas", disse o diretor do Conama, Nilo Diniz.
(Por Adriano Ceolin, Ascom MMA, 18/10/2007)