Representantes dos 17 estados costeiros do Brasil participam de 22 a 24 deste mês, em Foz do Iguaçu, do II Workshop Nacional do Gerenciamento Costeiro, promovido pelo MMA. Entre os objetivos do encontro está o de encontrar respostas para os desafios colocados pela integração da gestão de Recursos Hídricos e Zonas Costeiras e também o de debater estratégias e ações com relação ao Projeto Orla. O encontro de Foz do Iguaçu dá ainda continuidade às discussões iniciadas em setembro do ano passado durante a realização do I Workshop Nacional quando foram debatidas as diretrizes técnicas, políticas e institucionais para o gerenciamento costeiro nas esferas federal e estadual.
De acordo com o geólogo João Luiz Nicoladi, da Gerência de Qualidade Costeira e do Ar do MMA, à época, foram niveladas informações sobre as ações de gerenciamento costeiro em andamento no país e realinhadas as estratégias de reforço para as soluções de continuidade e fortalecimento do Gerco nas três esferas de governo, frente ao cenários da integração da gestão de recursos hídricos e zonas costeiras. "Atualmente, este tema é discutido no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), com a participação de diversos atores ligados ao gerenciamento costeiro e marinho e presidido pela Gerência de Qualidade Costeira e do Ar, Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA", explicou Nicoladi.
Como forma de iniciar, na prática, a integração da gestão dos recursos hídricos e costeiros, ao final do II Workshop, será oferecido dentro do IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que começa no dia 24, o curso "Integração entre Instrumentos de Gestão Costeira e de Recursos Hídricos". No curso serão debatidos assuntos tratados pela Câmara Técnica de Integração da Gestão das Bacias Hidrográficas e dos Sistemas Estuarinos (CTCOST), como por exemplo, questões específicas de zona costeira na elaboração de planos de bacia.
(Por Suelene Gusmão, Ascom MMA, 18/10/2007)