Livro resgata memória do movimento ambientalista no RS
ambientalistas
2007-10-18
Na 53ª Feira do Livro de Porto Alegre será lançada a segunda edição de Pioneiros da Ecologia (JÁ Editores, 2006, 256p.), obra que resgata a memória do movimento ambientalista no Rio Grande do Sul. Pioneiros da Ecologia teve sua primeira tiragem completamente esgotada. Agora, revista e ampliada, a obra apresenta um panorama da consolidação da luta pela natureza no Estado, que inicia com Henrique Luís Roessler e culmina com a fundação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), na década de 70.
Além do conteúdo exclusivo da primeira edição – como os bastidores da demissão de José Lutzenberger no Governo Collor – a republicação traz acréscimos como o depoimento de Caio Lustosa e novas imagens, entre elas, a inédita foto de Lutz no DOPS, no dia seguinte ao famoso episódio do estudante Carlos Dayrell subir numa árvore para evitar seu corte.
Além da precisa narração dos fatos históricos mais relevantes – a poluição da Borregaard e contestação aos agrotóxicos – fruto da pesquisa dos jornalistas da JÁ Editores, Pioneiros da Ecologia abre espaço para que os personagens desse embate prestem depoimentos em primeira pessoa.
Augusto Carneiro narra detalhes da fundação da Agapan. Giselda Castro e Magda Renner falam sobre as artimanhas das ecofeministas da Ação Democrática Feminina Gaúchas para protestar em plena ditadura militar, contando com a proteção da polícia.
O capítulo dedicado a Lutz apresenta a compilação de três depoimentos do agrônomo, concedidos em 2001. A síntese de suas principais idéias, observações, gostos e desgostos estão materializados em quarenta páginas.
Seguem-se as memórias de Hilda Zimmermann, Sebastião Pinheiro e Celso Marques. O depoimento de Flávio Lewgoy recebeu acréscimos nessa segunda edição.
Para fechar o livro, textos e documentos importantes para a formação do movimento ambientalista, como a Ata da primeira reunião da Comissão Verde, a Lei dos Agrotóxicos, e os já clássicos A Insensatez da Agroquímica, e Por uma ética ecológica, ambos de José Lutzenberger.
Os jornalistas Elmar Bones e Geraldo Hasse lançam a segunda edição de Pioneiros da Ecologia na 53ª Feira do Livro. Depois de uma roda de chimarrão com historiadores do movimento ambientalista - que acontece na Banca da JÁ Editores - os autores recebem autografam a obra às 19h30 da quinta-feira, 31 de outubro.
(Ambiente JA, 18/10/2007)